A rã de olhos vermelhos é uma espécie de rã arborícola do gênero Agalychnis, pertencente à família hylidae. Essa rã é nativa das florestas tropicais da América Central, desde o sul do México até o norte da Colombia, e costumam viver próximas a rios e lagos.
Alimentam-se de insetos e outros pequenos invertebrados.
Essas rãs possuem aproximadamente 7 centímetros de comprimento e tem uma coloração colorida. Apesar disso, ao contrário da maioria dos anfíbios coloridos elas não possuem veneno.
Sua característica mais marcante são os olhos vermelhos que parecem brilhar no escuro. Rãs jovens são normalmente de cor marrom e se tornam verdes à medida que amadurecem, embora rãs adultas podem mudar sua cor ligeiramente, dependendo do humor e ambiente.
Vivem cerca de 5 a 10 anos e começam se reproduzir a partir dos 2 anos.
Beatriz
Via: http://zoovirtualbr.blogspot.com/2010/12/ra-de-olhos-vermelhos.html
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Ai Ai
O ai-ai é um animal de hábitos noturnos. No escuro não se consegue ver os seus dedos longos e finos, com unhas em forma de garra, a sua cauda encorpada e as suas orelhas peladas. Só aparecem os olhos brilhantes, cor-de-laranja. Esse animal estranho ocorre nas florestas da República Malgaxe e também aparece nas lendas daquele país.
De acordo com uma dessas lendas, se um homem dormir na floresta, os ai-ais farão um travesseiro de folhas para ele. Se o homem encontrar o travesseiro embaixo da cabeça quando acordar, é sinal de que irá se tornar muito rico; mas se estiver embaixo de seus pés, será atingido por um feitiço. Os ai-ais, infelizmente, são cada vez mais raros. Há talvez apenas algumas dezenas.
O ai-ai possui incisivos semelhantes aos dos roedores. Anda sozinho ou em pares. Faz tocas nos arbustos ou em ocos das árvores. Come frutas, mas seu alimento principal são as larvas de insetos que penetram no tronco das árvores.
Encontra as larvas escutando o ruído que fazem. Quando localiza uma larva, rói a casca da árvore, põe o longo dedo médio no túnel escavado pela larva e a retira com a unha.
Beatriz
Subscrever:
Mensagens (Atom)